Tipos de cachos: descubra qual é o seu na tabela e como cuidar já!

by - abril 11, 2020


Existem vários tipos de cachos, desde ondas mais largas até as mais fininhas, depende do grau de curvatura, e cada um pede por uma forma diferente de cuidado. É importante que você conheça qual é o seu tipo de cacho para saber como cuidar dele. 
Você já deve ter visto algum produto para cabelo crespo ou cacheado que tenha escrito coisas como "ideal para cabelos do tipo "A", ou "B" ou "C". Mas afinal, o que isso quer dizer? Vou te explicar agora!

Como funciona a tabela para cabelos cacheados?

A tabela é dividida entre letras e números. Entenda:
  • Letra A: ondas mais solta;
  • Letra B: ondas mais definida;
  • Letra C: ondas menores e ainda mais definidas.
  • Número 2: fios ondulados;
  • Número 3: fios cacheados;
  • Número 4: fios crespos.

Descubra qual é o seu tipo de cacho na tabela:

tabela tipo de cachos

Inspirações de tipos de cachos:

2A, 2B e 2C

O cabelo de curvatura tipo 2 é ondulado, mas possui a raiz mais lisa. Pelo fato das ondulações serem mais abertas e espaçadas, esse tipo de cabelo sofre com ressecamento apenas nas pontinhas.  
Tipo 2 cabelo cacheado

Cuidados com o cabelo tipo 2A, 2B e 2C:

Se você deseja volume, deve ter cuidado com a quantidade de produto que aplica para finalizar o cabelo, pois os cabelos tipo 2 costumam ser leves e excesso de produto irá pesá-lo, diminuindo o formato dos fios e o volume. 

3A, 3B e 3C

Tipo 3 cabelos cacheados
O cabelo tipo 3 tem cachos mais definidos, porém a tendência ao ressecamento é maior. Uma das principais dificuldade de quem tem esse tipo de cabelo, falo por experiência própria, é conseguir com que ele cresça. Porque logo que cresce, ele encolhe.

Cuidados com o cabelo tipo 3A, 3B e 3C:

Os cachos precisam ser hidratados constantemente. Como a tendência pro ressecamento é maior, ele acaba perdendo a definição. Além disso, é importante ter um corte que valorize o seu cabelo.

4A, 4B e 4C

Tipo 4 cabelos cacheados

Os fios do tipo 4 são crespos, tendem a ter mais volume e serem ainda mais frágeis, isso porque como as ondas são muito fininhas, a tendência ao ressecamento é ainda maior que o tipo 3.

Cuidados com o cabelo tipo 4A, 4B e 4C:

Hidratação constante e umectação são duas dicas essenciais para manter o fio crespo saudável e brilhoso. Além de reduzir o ressecamento e ajudar no desenvolvimento dos fios.

Qual é o seu tipo de cacho? Você tem alguma dificuldade com ele? Pretendo trazer mais coisas sobre cabelo cacheado aqui no blog, o que acha? Beijo!

Conteúdo relacionado:

17 comentários

  1. O meu cacho é ondulado 2b, raiz lisa e a parte da nuca também é lisa a frente tenho dificuldade para cachear não sei se é a memorização da chapinha memso pós transição ou se é pela mistura de curvaturas.
    https://www.dicasdaluh.eu.org/

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas. O meu cabelo é 2b, entretanto sempre transita muito entre no abc. O meu cabelo é extremamente volumoso, dai nem adianta finalizar que todo produto pesa muito e não dá forma. :(
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie! Ai, que post lindo! Amei!
    Meu cabelo, hoje, é liso por completo, mas quando ele cresceu depois de eu perdê-lo totalmente, ele era ondulado, acho que se encaixaria no 2C. Conforme eu fui cortando, os cachos foram saindo... :(
    Beijos,
    Gêmeas De Rosa

    ResponderExcluir
  4. Um post bastante interessante para quem é cacheada, é sempre bom saber o seu tipo de cachos, meus cabelos são lisos, mais acho lindos cabelos cacheados, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho esse tipo de post muito útil para quem tá começando a cuidar do cabelo <3. Sabendo a curvatura fica mais fácil para montar um cronograma capilar com produtos mais eficazes.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que o meu é 3A, desde que eu passei pela transição eu gosto de pesquisar a melhor maneira de cuidar dos meus cachos, eu gostei do post viu.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Meu cabelo é liso, mas acho lindo os cacheados tipo 3, fico babando nos tutoriais de day after, eu tenho que lavar dia sim dia não pois fica muito oleoso!

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou cacheada, na verdade era ondulada, mas com o tempo meu cabelo modificou um pouco e ficou um pouco mais liso, mas achei bem interessante as infirmações, não sabia que tinha essas divisões e diferenciações de cachos!

    ResponderExcluir
  9. o meu é uma mistura de 2b com 3a mas lembro quando era pequena ele era muito cacheado tipo 3c. acho muito legal saber mais sobre os tipos de cabelos e cachos

    ResponderExcluir
  10. Demorei um bom tempo pra entender meus cachos, mas hoje já tenho até ajudado minhas amigas a descobrirem os seus e embarcarem nesse mundo com a transição

    ResponderExcluir
  11. Que bacana! Muito legal saber a curvatura e ver os exemplos por imagens. Que top! Gostei muito de saber.

    ResponderExcluir
  12. Ah que post mais lindo e completo. É muito importante porque agora mais meninas estão assumindo os cachos e tem dúvidas a qual curvatura pertence.
    Arrasou.

    ResponderExcluir
  13. Eu acho lindo cabelo cacheado.. Sempre tive vontade de ter

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho uma amiga que tem cabelo cacheado, o cabelo dela é LINDO DEMAIS, ela tem um cuidado danado p deixar ele perfeito

    ResponderExcluir
  15. O meu é 3C, desde que aprendi a cuidar tenho muito mais orgulho dos meus cabelos

    ResponderExcluir
  16. Oi boa tarde eu li o artigo o meu é 4 b eu gostaria de saber quais os óleos seria bom para o meu cabelo gostei muito me ajudou muito

    ResponderExcluir
  17. A curvatura do meu é 4b
    Fala alguma dica de óleos por gentileza.
    Obrigada 😊

    ResponderExcluir