Como parar de procrastinar e produzir mais diariamente!

by - abril 07, 2020


Com essa quarentena e a boa parte das pessoas trabalhando de casa, com certeza ficou mais difícil produzir. Hoje, vou te dar dicas práticas de como parar de procrastinar e produzir mais no dia a dia

como parar de procrastinar e produzir mais

Por que procrastinamos? 

Segundo Sebastian Bailey, coautor do livro Academia Para a Mente Milionária: Consiga Mais Ao Pensar Diferente, existem 5 motivos por que procrastinamos, são eles: 
  • Complacência: você evita ir ao médico até que algo realmente sério apareça; 
  • Desconforto: aquilo te tira da zona de conforto;
  • Medo: você se sente inseguro e incapaz;
  • Estresse: pensa que é melhor deixar pra outra hora porque agora suas emoções estão à flor da pele;
  •  Ilusão da ação: acha que está fazendo algo, mas na realidade está fazendo uma série de coisas desnecessárias para de fato iniciar o que precisa.

Por que parar de procrastinar?

Procrastinar (deixar as coisas pra depois) é um hábito crescente! Quanto mais procrastinamos, mais vamos procrastinar. Além de ser prejudicial pro nosso desenvolvimento. Seja no trabalho, com projetos pessoais ou em casa, o hábito de deixar tudo pra depois atrapalha sua vida, profissional e pessoal. Isso porque, quando se deixa as coisas pra depois, parece que todo tempo do mundo não é suficiente para concluir nada. 

Como parar de procrastinar e produzir mais diariamente:

dicas práticas de como parar de procrastinar

Planeje, crie uma rotina e priorize.

Para começar, anote todas as suas pendências. Separe-as por grau de prioridade e as distribua ao longo da semana (preferencialmente até 3 por dia). Tente criar uma rotina diária na qual você consiga concluir o que foi agendado e tirar um tempo pra você, além de ter boas horas de sono. 

Uma coisa por vez.

Não se apresse querendo concluir tudo de uma vez, isso só vai te  deixar frustrada. Faça as coisas no seu tempo, mas claro, no seu tempo mesmo e não no tempo que a sua preguiça ou falta de foco determinarem. Faça uma coisa por vez e só mude quando essa estiver concluída. 

Não se cobre tanto.

A partir do momento que você decide mudar seus hábitos relacionados à procrastinação, é um luta diária. Todo dia você precisa vencer um pouquinho mais. Dessa forma, não ache que vai mudar de uma hora pra outra, toda mudança leva tempo e respeite o seu. 

Afaste as distrações.

pare de procrastinar e produza mais

Celular, redes sociais, youtube, cama, sofá, geladeira. Seja lá o que te distraia e te tire do foco, que te faça criar necessidades inexistentes para você adiar o que precisa ser feito. Afaste-se. 

Se recompense. 

Nada mais justo que fazer algo que você goste depois dessa luta contra a procrastinação, né? Tire um tempo diário, ainda que curto, para se recompensar e fazer algo que te deixa feliz e relaxada. 

Acho que essa dicas vão te ajudar a parar de procrastinar e produzir mais diariamente. Conta pra mim aqui nos comentários se você tem problemas com procrastinação e se pretende colocar em prática as dicas desse post? Beijo!

Conteúdo relacionado:

35 comentários

  1. Nossa adorei a dica porque às vezes sentimos algo diferente e ficamos com medo de ir ao médico apenas para não ouvir que tem algo errado de verdade acontecendo

    ResponderExcluir
  2. ah adorei essas dicas, to com dificuldade de ajustar minha rotina em casa e parar de enrrolar pra fazer td

    ResponderExcluir
  3. Ahhh adorei as dicas. Ando meia estressada e sem conseguir organizar nada !! Beijos

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sobre muito com ilusão de ação e quando percebo já se passaram horas. Gostei do seu post <3
    Beijos,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
  5. Confesso que tenho esse problema, ou então me distraio com muita facilidade, ainda mais agora nessa quarentena que achei que seria mais fácil e não está sendo, amei as dicas, vou tentar seguir, quem sabe me ajuda a manter o foco!

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esse problema sim. É muito. Sinto que estou muito improdutiva...ou começo várias coisas e não termino. Principalmente em relação ao blog...
    Amei o post. Sucesso pra você!

    sobreavidasm.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sucesso pra você também, Simone! Sei bem como é desanimar, a gente fica realmente improdutivo. Espero que você consiga colocar em prática tudo o que deseja. <3

      Excluir
  7. Isso ae ! Adorei seu post.
    Ano passado eu estava procrastinando, me alto sabotando, esse ano resolvi mudar isso

    ResponderExcluir
  8. adorei o post!
    preciso criar um rotina mesmo, pq tem um mês de quarentena pela frente ainda! :X

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, menina! Eu ainda estou estruturando a minha rotina e tenho deslizado muito, estou tentando mudar. Beijo!

      Excluir
  9. Esse ano umas das minhas metas é não procrastinar! amei o testo

    ResponderExcluir
  10. Excelentes dicas, isso aí ajuda bastante a ser bem produtivo

    ResponderExcluir
  11. Eu tava no caminho certo até início de fevereiro, depois foi tudo ladeira a baixo xD. Ando procrastinando tanta coisa, mas tento fazer uma coisa de cada vez também. Adorei as dicas, vou tentar me recompensar também <3
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  12. adorei o artigo, e foi feito pra mim haha pq eu sou sempre assim
    preciso focar mais nos meus objetivos e fazer valer o ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só vim ter essa consciência esse mês, tava vendo o ano passar e nada mudar. Boa sorte pra nós! <3

      Excluir
  13. Infelizmente, não tenho produzido nada!!

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece, Joana. Também tenho esses momentos, e não, necessariamente, são ruins. Às vezes a gente precisa desacelerar.

      Excluir
  14. Felizmente não sofro deste problema.
    Tenho feito muita coisa nessa quarentena.
    Mas as dicas são muito válidas!
    BjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    ResponderExcluir
  15. Amei as dicas. Eu amo fazer lista de tarefas para me manter focada e não ficar de bobeira achando que não tenho nada para fazer
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo, me guia e eu tenho ideia do quanto eu tenho conseguido produzir haha
      Beijo! <3

      Excluir
  16. Ótimas dicas, tento seguir todas elas, principalmente ter uma rotina. Gosto de fazer listas e ir anotando tudo, assim não perco o foco.

    ResponderExcluir
  17. Essa primeira dica de uma coisa de cada vez faz toda diferença, por quê a gente quer fazer tudo e acaba por não fazendo nada. Beijos.
    Blog: https://www.dicasdaluh.eu.org/

    ResponderExcluir