Autoestima baixa: 5 atitudes que te deixam assim + como mudar já!

by - março 31, 2020


As atitudes que tomamos ao longo do dia, as coisas que pensamos e como reagimos aos impulsos que temos podem deixar a nossa autoestima baixa. E o post de hoje é pra você entender como suas ações influenciam na sua insegurança.

Pra começar, saiba que os padrões impostos pela sociedade estão 100% influenciando a sua baixa autoestima. Padrões esses que passam de beleza, além de belas (com o cabelo ideal, o corpo ideal e a roupa ideal) também temos que ser formadas, independentes e com o apartamento quitado até os 25 anos. É pra rir mesmo. 

Acontece que o que mais influencia na sua autoestima é a forma como você se vê e lida com as situações do dia a dia. Veja alguns comportamentos que prejudicam a sua autoestima e te fazem sentir insegura:

5 atitudes que te deixam com a autoestima baixa

1 - Se comparar;

Quando você se comparou e se colou em uma posição de superioridade? Sempre que a gente se compara a tendência é nos colocarmos pra baixo. Uma coisa que aprendi e te indico é que você faça um detox na suas redes sociais, veja se quem você segue te representa.
E, por favor, internalize uma coisa: ninguém tem uma vida perfeita e ninguém (NINGUÉM) é 100% satisfeito com seu corpo. Portanto, a partir de agora você pode se inspirar em alguém para crescer ou melhorar em algo que acha que precise, mas vai parar de se comparar por que cada um temos um tempo e uma estrada a percorrer. 

2 - Agir pensando na opinião alheira;

Quantas vezes você deixou de fazer algo com medo da opinião de outras pessoas? Muitas vezes são pessoas que nem são próximas, que não acompanham suas lutas, não conhecem seus sonhos, não sabem as suas vontades. 
Independente de proximidade, pare e pense: onde você possivelmente estaria agora se tivesse colocado em prática tudo que imaginou e deixou de fazer. Agora pense em tudo o que você pode fazer a partir de agora se quebrar essa barreira. Qual é a melhor sensação? 

3 - Não saber dizer não;

Li uma vez que cada sim que você dá querendo dizer não, é um não que você dá a si mesma. E faz total sentido. Quantas vezes você já colocou a si mesma e aos seus projetos de lado para abraçar os projetos de outra pessoa? Quantas  vezes estava cansada e ainda assim saiu? Ou estava estressada e queria ficar sozinha, mas recebeu alguém?
Já passou da hora de si priorizar. 

4 - Não ter um momento de autocuidado;


Sempre bato nessa tecla aqui no blog. Tirar um momento pra você não é um ato de egoísmo, é um ato de amor próprio. Eu acredito que quando a gente sabe que está se cuidando, tendemos a querer cada vez mais e isso eleva nossa autoestima. Conheça a si mesma, busque saber o que gosta e o que não gosta. Como gosta e como não gosta. Nada melhor do que a gente se autoconhecer.

5 - Ter pensamentos negativos sobre si mesma.

Pensar que você é incapaz de realizar algo ou que não merece quando algo bom acontece na sua vida são sinais claríssimos de baixa autoestima e insegurança. Você é merecedora de tudo o que sonha e é mais do que capaz de realizar. Bloqueie todo pensamento negativo sobre si e sobre seus projetos que vierem na sua mente. Até pensamentos são hábitos, então mude como você se vê.

Se reconheceu em algumas dessas atitudes? Vamos mudá-las?

Como aumentar a autoestima:

1 - Exercício do autoconhecimento e da autoconsciência;


Anote em uma folha de papel 8 qualidades sobre si mesma, reconheça suas vitórias, sua força de vontade e reviva esses momentos bons, sinta as sensação da autovalorização. 

2 - A forma como você se trata;

A partir de agora crie o hábito de selecionar seus pensamentos sobre si mesma. Toda vez que seu cérebro tentar te diminuir, mude o pensamento para como você falaria com alguém que você ama e respeita muito, pois é assim que você deve se tratar: com amor e com respeito.

3 - Os erros fazem parte da vida;

A gente sempre está inclinado a errar e te digo, com toda certeza do mundo, vamos errar! Somos humanos, aprendemos errando e acertando e não há erro que nos dê a oportunidade de voltar no tempo e fazer diferente, então não adianta se martirizar por algo que já passou. Aprenda. E faça diferente no futuro. 

4 - Trabalhe para mudar o que pode ser mudado. 


Não serei hipócrita e direi pra você se aceitar 100% porque, como disse lá em cima, ninguém se aceita. Se seus hábitos te incomodam, mude-os. Se quer emagrecer, não porque a sociedade impôs, mas pra mudar sua qualidade de vida, comece agora mesmo. Se quer ler mais pra melhorar seu intelecto, já pegue um livro. Somos seres que erramos, mas também somos seres que evoluímos e mudar às vezes é necessário. 

Essas dicas te ajudaram de alguma forma? Espero que você saia desse post sabendo que é maravilhosa do jeitinho que é, independente de erros, peso, escolhas ou julgamentos. Beijo!

Conteúdo relacionado:

36 comentários

  1. Adorei este post! Somos nós quem nós metemos mais em baixo!
    E isso pode ser sempre alterado! Somos todos lindos e lindas <3
    Obrigada pelas dicas!

    https://fragmentslight.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha muita dificuldade em dizer não. Ainda não consegui resolver algumas questões, mas já consegui melhorar neste quesito!


    Um abraço,
    Patricia

    Blog Patricia Faria

    Fanpage Patricia Faria

    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Patricia. É um passo bem importante e grande, você logo vai conseguir. (:

      Excluir
  3. Nossa, eu sofro com baixa autoestima e sei como as coisas funcionam. As vezes fico muito pra baixo por coisas simples, em pequenas comparações. Isso acaba comigo! Porque é quando normalmente puxa meus pensamentos mais negativos sobre mim.
    Acredito que a busca pelo autoconhecimento é permanente e contínua, faz pelo menos uns quatro anos que estou nessa busca xD. As vezes melhoro e as vezes pioro, mas não desisto.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na mesma fase, Carol. Todo dia me descobrindo um pouquinho, mas têm horas que pareço estar mais perdida que tudo. Beijo!

      Excluir
  4. Baixo estima e a pior coisa
    Pois é difícil às vezes ter ânimo disposição e se sentir bonita ou até mesmo não da vontade nem de sair da cama
    Mas nada que uma bela ajuda de quem amamos para podemos superar qualquer coisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Muitas vezes isso afeta em todas as áreas da nossa vida, precisamos evitar sempre que possível. <3

      Excluir
  5. Eu tenho controlado minha baixa autoestima, não é fácil, mas tenho melhorado bastante

    ResponderExcluir
  6. Você está certísima, eu tinha o hábito de me comparar. Vi um médico dizendo que não somos o que pensamos, ex:pensamos que somos fracos que não conseguimos mas não pe verdade.
    Adorei esse post.
    Grande beijo.
    Blog: https://www.dicasdaluh.eu.org/

    ResponderExcluir
  7. Hoje já superei,mais já passei por isso e não é nada fácil.

    ResponderExcluir
  8. Sou obrigada a admitir que já fiz todas essas coisas em algum momento, mas a que é mais frequente é ter pensamentos negativos sobre mim mesma. Raramente sinto que mereço o que conquisto. Acho que vou testar alguns desses exercícios/atitudes para melhorar a minha autoestima. Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por vir até aqui, Letícia. Espero que teste e funcione pra você, beijo!

      Excluir
  9. Eu sou uma cinquentona que aprendeu da forma mais difícil como ter autoestima, mas foi um ótimo aprendizado, eu não me comparo e nem invejo ninguém, sei quem sou e onde posso chegar, tem coisas que se eu pudesse mudaria no meu corpo, mas não que isso interfira na minha vida ... Tuas dicas são ótimas, não podemos viver em busca da perfeição, ela não existe ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Minda. Obrigada pelo comentário, viu?! Fico muito feliz <3

      Excluir
  10. Achei essas dicas ótimas! Já tive algumas dessas atitudes qndo eu passei por uma fase ruim, e minha auto estima foi lá para o chão. Algumas boas atitudes comigo msma e a forma que eu passei a ver a vida, me ajudaram a superar a fase ruim. Com certeza seu post ajudará outras pessoas.

    ResponderExcluir
  11. De tudo que mencionou o que realmente funcionou pra mim, foi me cuidar mais, ter um momento pra cuidar de mim, seu blog é lindo, parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  12. Devemos nos cuidar sempre, ter um tempo p gente, p meditar, rezar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo meditar, é um momento de autoconsciência que não dispenso. (:

      Excluir
  13. Olá
    Tudo bem?
    Postagem mais linda, e necessária neste momento em que estamos vivendo, onde temos está em casa em quarentena, onde nossos ânimos estão sendo perdidos.
    Se cuidar e manter auto estima lá em cima ajudar a superar tudo isso.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kah. Estou bem, e você? Você está certíssima, obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  14. Olá! Acho esse tipo de conteúdo muito válido, ainda mais para os tempos atuais. Eu, ficando em casa por causa da quarentena, andei ficando muito pra baixo. Rolou tudo isso e mais um pouco. Até que voltei a praticar minhas aulas de yoga e ta sendo perfeito. Uma dica que eu dou é: durante 30 dias, anote num caderno 3 coisas que você ama em você, 3 coisas que você fez/fará para mudar o mundo no dia de hoje e 3 coisas que você é grata. Parece algo tão simples e fácil, né? Mas durante o tempo estabelecido, conseguir se analisar desas forma é dificil demais.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Farei sim e começarei hoje mesmo. Obrigada pela dica, acho que será incrível. Beijo!

      Excluir
  15. Oii Gabi, que post maravilhoso!! Eu realmente ando sofrendo de mais com auto estima... Sempre volta e cada vez pior por isso passo muito tempo sem o blog sem nada.. e difícil mais espero passar eu fico me comparando demais isso é horrível obrigada pelas dicas !! Primeira vez aqui no seu blog, e dei de cara com um post maravilhoso desses!! Amooo... Já estou seguindo certeza!

    Retribuir pra me ajudar ! Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mari. Fico feliz que tenha gostado, irei retribuir sim e seja bem-vinda! <3

      Excluir
  16. Olá, tudo bem?
    Autoestima baixa é a pior coisa e ela não está só relacionada com a beleza, você se sente ruim em outras áreas como amizades, trabalho, família. É sempre muito importante lermos postagens como a sua, discutir sobre autoestima é imprescindível para melhorar a maneira como sentimos consigo mesmo.
    Adorei a postagem <3
    Beijos
    Três de Dezembro

    ResponderExcluir
  17. A gente vem de uma época onde as mulheres PRECISAVAM a todo custo procurar coisas de beleza porque nada nunca era bom. Uma época que descobrimos a existência do bullying como algo real, depois de anos de 'mimimi' e frescura. Autoestima de muita gente caiu com isso, aposto que uns 90% da população foi afetado de alguma forma. O que precisamos é de reeducação comportamental e até amor próprio

    ResponderExcluir