Como criar o hábito da leitura de maneira simples e crescente!

by - abril 20, 2020


Você tem o hábito de ler? Seja livros, notícias, matérias, revistas (físicas ou online)? Se não, quero te convidar a criá-lo. Nesse post vou te ensinar como criar o hábito da leitura e te mostrar os benefícios que a leitura pode e vai te proporcionar.

hábito-da-leitura

Ler é, com certeza, um dos meus maiores prazeres. Adquirir conhecimento, aprender novas palavras e formas para me expressar, sair da minha realidade e fazer minha imaginação voar livre. Definitivamente, a leitura me moldou a quem sou hoje e continua me moldando livro após livro. 

Por que criar o hábito da leitura?

A leitura estimula o cérebro e a criação de novos neurônios. Cientificamente falando, ela previne contra o mal de Alzheimer. Além disso, transporta você a outro universo, cada leitura: uma história nova, novos personagens, novos aprendizados e nova visão de mundo.

Como criar o hábito da leitura de maneira simples e crescente:

como começar a ler

O que você gosta de ler?

Se dê a oportunidade de ler de tudo para se conhecer quanto leitor. Comece por pequenos textos, crônicas, artigos científicos, autoajudas, romances ou literaturas. Conheça que tipo de linguagem você gosta e o que te atrai.

Comece aos poucos.

Crie metas curtas para o dia a dia. Comece lendo 5 páginas por dia e vá aumentando à medida que for agradável pra você.

Leia algo simples.

Se você nunca leu um livro, te indico por começar com O Pequeno Príncipe de kkk, foi a minha primeira leitura e além de ser um livro curto, tem uma linguagem deliciosa e ilustrações que te ajudam a imaginar. De início você pode achar que é livro infantil, mas te garanto que o aprendizado conquistado nesse livro, eu não teria até os dias de hoje se não fosse ele. 

Um livro por vez.

Só comece a ler um novo livro quando tiver finalizado o anterior, não cometa o erro de iniciar dois ou mais livros de uma vez. 

criar o hábito da leitura

Descubra por onde você quer ler.

Hoje, você consegue ler de tantas formas que eu nem sei se consigo listar: notebook, Kindle, celular ou livro físico. Conheça por onde você se adapta melhor. Eu, particularmente, prefiro os livros físicos, mas não tenho dinheiro para ficar comprando todo livro que quero ler, então optei pelo Kindle e tem sido incrível. 

Tenha um lugar aconchegante.

Seja no seu sofá ou na sua cama, separe um local que tenha uma boa iluminação e que seja confortável e silencioso para que você consiga ter uma leitura tranquila e entender o que está lendo.

Como estamos de quarentena, que tal você usar esse tempo para criar hábitos novos e experimentar novas vivências de dentro de casa mesmo? Espero que essas dicas te ajudem a criar o hábito da leitura. Conta pra mim aqui nos comentários se você tem o hábito de ler e se sim, conta qual foi o seu livro preferido? Beijo!

Conteúdo relacionado:

19 comentários

  1. preciso muito! acho que ano passado li um livro só :x

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  2. São ótimas dicas! Tenho que levá-las comigo :)

    http://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. esse artigo foi ótimo para mim, tenho muita dificuldade em continuar minhas leituras
    adorei as dicas
    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
  4. dicas valiosas pra mim que preciso criarr esse habito

    ResponderExcluir
  5. mt boas dicas! eu adoro ler e em algumas fases da vida tenho mais dificuldade de manter o habito

    ResponderExcluir
  6. Eu amo ler, tenho o habito desde pequena. Minha leitura predileta é romance, mas meu foco hoje em dia é educação financeira.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o sue texto. Eu leio muito, adquiri o hábito ainda na infância, e posso dizer que me oferecer livros foi uma das melhores coisas que meus pais fizeram por mim.
    Sapore Magico

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu tenho o hábito de leitura desde muito nova, quando meu pai me deu gibis de presente. Às vezes, acabo passando por uma ressaca literária e fico sem ler uns dias, mas é algo que amo fazer e nunca paro por tanto tempo. Dizer qual foi meu livro predileto é complicado, são vários! hahaha Alguns: Onze Minutos do Paulo Coelho, A Dama das Camélias do Alexandre Dumas Filhos e A Garota das Laranjas do Jostein Gaarder, super recomendo essas leituras.
    Adorei o teu texto, ótimas dica que valem a pena seguir.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Se tem uma coisa que eu amo, é ler. Gasto muita grana em livros e acredito que não sejam gastos, mas investimentos!

    ResponderExcluir
  10. Acho que, dessas dicas, uma das mais valiosas é começar aos poucos (e ir no seu próprio ritmo, também). Muitas vezes nos botamos pressão e acabamos abrindo mão do hábito da leitura porque ele se torna exaustivo ao invés de prazeroso. Ótimo post! Abs ♥

    ResponderExcluir
  11. Oii
    Nem sempre tive o hábito da leitura, mas o desenvolvi de uma maneira bem sublime e acho imprescindível desenvolvermos esse hábito tão enriquecedor. Suas dicas serão de grande ajuda para quem está buscando ler mais. E acredito que emos que ir lendo devagar e no nosso ritmo, para que possamos aproveitar os livros ao máximo, sem pressa.
    Beijos
    Três de Dezembro

    ResponderExcluir
  12. Esse hábito tenho desde criança, sempre amei e amo ler, ler eleva e amplia nossa forma de ver a vida ... tuas dicas são ótimas!

    ResponderExcluir
  13. Esse habito é muito importante e tem que começar desde pequeno, por isso eu adoro ler.
    Quando tenta esse habito ja adulto é um pouco mais dificil

    ResponderExcluir
  14. Tenho esse hábito desde pequena, faz muito bem! Ótimas dicas, criar o hábito depois de mais velho dá trabalho.

    ResponderExcluir
  15. Aaaah, tenho lutado com isso! Na minha adolescência lia muiti, mas agora quase não leio nada. Sei que preciso voltar ao hábito de ler. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  16. Adoro ler, preciso voltar a ter esse hábito maravilhoso.
    Excelente post amiga.
    Beijos,
    Blog: dicasdaluh.eu.org

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Tudo bem?
    Adorei suas dicas e a postagem, amo ler mais ultimamente não estou com muito tempo de ler livros tenho lido apenas artigos cientificos.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
  18. Adoro ler, mas confesso que ultimamente não tenho lido muito! Até separei um livro que ainda não tinha lido, mas ainda não comecei. Vou dar um jeito nisso hahahah
    Adorei as dicas
    Instagram @blogbrunavirginia
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  19. Eu só consigo ler com silêncio e ontem, finalmente, eu consegui meia horinha e já corri para a leitura. Parece besteira, mas foi o ponto alto do meu dia!


    Um abraço,
    Patricia

    Blog Patricia Faria

    Fanpage Patricia Faria

    Instagram

    ResponderExcluir