Como economizar dinheiro ganhando pouco para começar a poupar!

by - março 24, 2020


Está insatisfeita com a sua vida financeira atual? Nesse post vou te mostrar como economizar dinheiro ganhando pouco para organizar suas dívidas, e quem sabe, começar a investir.

Dicas para economizar dinheiro rápido


Por que não temos o hábito de economizar dinheiro? 

A maior parte de nós não tivemos educação financeira e a cultura que se enraizou foi a de gastar tudo o que se ganha, muitas vezes antes mesmo de ganhar, a famosa "bola de neve". Isso te soa comum?

Mude a sua mentalidade sobre o dinheiro!

 Hoje, você trabalha para o dinheiro pois gasta seu tempo (provavelmente a maior parte dele) trabalhando para consegui-lo. Está na hora de começar a valorizar o seu tempo e o seu dinheiro também! Você está programada para gastar tudo o que tem, mas o que deixa passar batido é que o dinheiro é uma ferramenta para conseguir atingir os seus sonhos.

Por isso, a partir de agora você vai se esforçar ao máximo para aplicar as seguintes dicas de como economizar dinheiro e ressuscitar a sua vida financeira.

Recomendo que você leia: 10 formas de ganhar dinheiro em casa

Como economizar dinheiro ganhando pouco - passo a passo:

1 - Metas e objetivos predefinidos. 

Qualquer mudança na sua vida deve ser motivada por algo que te tire da sua zona de conforto, por isso a  criação de metas e objetivos é tão importante.
O que te motivou a procurar esse assunto hoje? Quer quitar suas dívidas? Se livrar do cartão de crédito? Começar a poupar ou investir? Fazer uma viagem? Comprar algo que deseja muito? Faça essa análise e dite para si mesma o quanto você vai precisar e o tempo que tem para conseguir. 

2- Detox financeiro: como estão seus gastos atuais?

É hora de fazer uma análise sobre os seus gastos fixos e variáveis. Quais são as suas obrigações? Quanto você gasta desnecessariamente? Anote em uma folha de papel todos esses gastos e identifique o que pode ser cortado e soluções alternativas.

3 - O cartão de crédito não é seu inimigo!

Dicas para economizar dinheiro rápido

Seu cartão de crédito  NÃO é extensão do seu salário, ou seja, não é pra ser usado mensalmente pra você comprar blusinhas. O cartão de crédito deveria ser usado em casos emergenciais: sabe quando é extremamente necessário e imediato? Então, nessas horas se pensa em usar o cartão de crédito da maneira correta.

4 - Faça uma lista  de compras.

Um dos maiores erros que se pode cometer é ir fazer compras sem ter claramente o que precisa ser comprado. Isso abre espaço para você levar pra casa coisas supérfluas e desnecessárias que vão fazer com que você se arrependa uma semana depois. Faça uma lista e anote tudo o que for necessário comprar naquele momento.


5 - Peça descontos.

Pedir descontos não deve ser vergonha pra ninguém! Óbvio que pedir descontos com consciência, ou seja, você não vai fazer isso com o pequeno empreendedor da sua rua. Aproveitar promoções também é maravilhoso, só cuidado pra não ser a compulsiva das promoções e acabar caindo no erro do tópico acima. 

6 - Pague a si mesma!

Um dos gastos fixos que necessitam estar no seu orçamento é o seu! Assim que o pagamento cair na sua conta, pague a si mesma. Tire nem que seja 5% do seu salário para investir em você, nos seus sonhos a longo prazo.

7 - Leve comida de casa.

A partir de agora o quanto você puder evitar comer na rua, melhor. Além de provavelmente mais saudável, a comida caseira vai te fazer economizar muito! Organize-se, planeje seus lanches e almoços.

8 - Invista em conhecimento.

Como economizar dinheiro rápido

Tire um tempo pra você investir em educação financeira (indico o canal  Me Poupe). Não adianta você economizar dinheiro se não souber o que fazer com ele, a Natália compartilha várias dicas sobre como começar a investir, como fazer um planejamento financeiro e até dicas de renda extra.

9 - Tenha uma fonte de renda extra.

Essa é uma dica extra: se você viu que não dá pra cortar muitos gastos ou quer de fato crescer a sua renda, é aqui que você vai se concentrar. Vale arrumar outro emprego, empreender, entrar em programa de afiliados. O céu é o limite pra sua criatividade. 

Pronto! Espero que você aplique algumas ou todas as dicas para economizar dinheiro e que dê muito certo, tenha certeza de que o fato de você estar aqui já é o primeiro passo. Beijo!

Conteúdo relacionado:

30 comentários

  1. A postagem que eu precisava! Eu preciso mudar minha mentalidade, estou sempre gastando mais que posso.

    Beijos,
    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
  2. mt boas dicas, mesmo pra quem ganha pouco é sempre possível poupar

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas. Esse ano eu estou conseguindo economizar mais. Estou fazendo aquela rotina de 2 reais por semana, sabe?! Em que vai aumentando o valor a cada semana, ta até que indo bem.
    Acho que educação financeira devia ser obrigatório, evitaria muita coisa
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  4. amei, as dicas são ótimas, meu maior erro é o medo de pedir desconto e ouvir um NÃO! hahaha
    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O não você já tem, Luma. Agora é só correr atrás do sim. Haha
      Beijo!

      Excluir
  5. Ótimas dicas, estou adotando algumas delas, realmente em momentos de crise é que vemos o quanto é importante ter uma reserva financeira ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Minda. Uma reserva de emergência deixaria o pessoal bem mais tranquilo, infelizmente não temos essa cultura.

      Excluir
  6. Excelentes dicas! Neste momento também estou a poupar algum dinheiro, mas estou bem no começo :)

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou começando agora, mas a sensação que tenho é que estou fazendo a coisa certa. E é maravilhoso! (:

      Excluir
  7. Minha vida econômica no momento está em crise! Vou usar as suas dicas quando a quarentena passar, porque no momento a grana tá curta e todos os centavos já tem destino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo perfeitamente! Acho que está difícil pra maior parte das pessoas, mas parabéns pelo pensamento de mudança, Mi! <3

      Excluir
  8. Educação financeira é uma coisa que deveríamos ter já na escola, pois é muito importante. Adorei o seu post.

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Tati! Acho que falta tanto na escola, quanto na criação em si. Espero que isso mude com o tempo.

      Excluir
  9. Opa! Educação financeira é tudo . Para mim tinha que ter essa matéria na escola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim também, eu teria tomado rumos bem diferentes se tivesse tido. Haha

      Excluir
  10. Ah que dicas ótimas!
    Instagram @blogbrunavirginia
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  11. Oiii,
    que dicas maravilhosas! e com esse esquema você consegue juntar um bom dinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, essa é a intenção mesmo, juntar para você ter sua independência financeira o mais breve possível.

      Excluir
  12. Precisamos mesmo economizar, ainda mais pra essas épocas de crise! amei a dica

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post! Estava mesmo precisando dessas dicas, tenho vários gastos desnecessários... preciso começar a economizar.
    bjs
    Lágrimas de Diamante

    ResponderExcluir
  14. As dica eu já conhecia, achei super útil pra muita gente que sofre com problemas financeiros. Tô sempre tentando economizar ao máximo (agora vou ter que economizar ainda mais), até porque não tenho renda fixa :(.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não tenho renda fixa e isso é horrível pro nosso planejamento, né?
      Obrigada pelo comentário, Carol. Beijo!

      Excluir
  15. ótimas dicas!
    eu anoto todos os gastos e investimentos em um app, ajuda muito!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Lu. Isso é excelente porque você consegue ter um controle melhor sobre o balanço da sua vida financeira.

      Excluir